6 motivos para investir em sua carreira no marketing digital
Recentemente me tornei bacharel em propaganda e marketing, acreditei estar pronto para o mercado de trabalho simplesmente por tal graduação. Me enganei, é preciso muito mais para se destacar. O que fazer então?
Decidi investir em algo que me era familiar, marketing digital. Por isso reuni alguns motivos que também podem lhe auxiliar a conseguir destaque no mercado de trabalho:
Entender o cliente
Estamos habituados em qualquer ambiente relacionado ao marketing que entender os desejos e necessidades dos clientes é ponto inicial de qualquer campanha ou produto bem-sucedido, com as ferramentas de análise disponíveis on-line é muito mais rápido saber qual o padrão de consumo e como pensa seu cliente potencial. Redes sociais como o facebook oferecem inúmeras estatísticas sobre comportamento que são muitos úteis no momento de se criar a persona para o seu cliente.
Custo benefício
Investir na sua marca ou produto pode ser relacionado a altos custos, mas o marketing digital possui métodos bem mais baratos, permitindo a entrada de pequenos negócios. O retorno obtido através de campanhas bem elaboradas pode ser muito maior se comparado aos canais tradicionais.
Um grande diferencial das campanhas digitais é que elas podem ganhar o interesse das pessoas por seu conteúdo, o nome desse tipo de ação é inbound marketing, e vem crescendo a cada dia mais por ser barato e eficiente.
Resultados
A principal vantagem está na apresentação de resultados, tudo pode ser medido, assim fica fácil analisar os dados e exibir um ROI preciso. Nas campanhas tradicionais é complicado avaliar qualquer resultado, inúmeros fatores podem comprometer a análise. Quanto mais informações souber sobre o cliente, melhor será o custo benefício.
Carreira
O mercado digital ainda é pouco explorado pela maioria das empresas, o que representa uma forte tendência em se obter cada vez mais investimentos no setor, como resultado um maior número de profissionais qualificados serão recrutados. São inúmeras as possibilidades para o profissional nesta área, pois cada segmento acumula uma grande quantidade de tarefas, você pode se especializar em CRM ou analisar métricas para vinculação de campanhas, ainda pode ser um criativo na área de social mídia, identifique qual das vertentes mais lhe agrada.
Marketing pessoal
Existem muitos meios de apresentar sua imagem no ambiente digital, e estar antenado as principais tendências do marketing digital lhe dará uma vantagem em como as pessoas o percebem. Utilize os canais certos para gerar esta percepção, se o foco é agregar profissionalismo a sua imagem, pense em como gerar posts de qualidade no linkedin, cite experiencias e aprendizados em seu ramo de trabalho, depois converta estas postagens em um blog e divulgue em seu twitter.
Melhoria constante
Parte da rotina do profissional em marketing digital é analisar constantemente os resultados obtidos de suas campanhas, realizar testes A/B e ficar atento as tendências e oportunidades do mercado, isso se torna um exercício de melhoria constante que pode ser aplicado não somente a sua área de atuação, mas se estende a maneira como você encara os desafios do dia-a-dia. Entender causa e efeito é essencial neste ramo, as soluções que funcionam hoje podem não funcionar amanhã, entender a dinâmica do mercado lhe fará estar sempre à frente dos concorrentes.